quarta-feira, 10 de março de 2010

Cow Parade 2010 - Vaca 43 (43)

Esta cow, que me deixou intrigada está no Parque do Ibirapuera, sob a marquise. Seu endereço oficial é Avenida Pedro Álvares Cabral s/n... quem será que é capaz de encontrá-la com este endereço?
Minha primeira curiosidade a respeito desta cow foi: “Porque Vaca 43”?
Só foi esclarecido após ter encontrado a listagem de todas as cows e descobrir que elas são numeradas e que esta, óbvio, era a de número 43.
Mas a curiosidade que esta vaca me despertaria não parou por aí.
Quando cheguei perto dela, sob a marquise encontrei uma vaca que eu não reconhecia, pois havia visto o “perfil” de todas as cows no site da Cow Parade e não me lembrava nenhuma que fosse pichada, literalmente. Mas, de qualquer forma, fotografei-a.
Depois, olhando no site, ela realmente aparece limpinha na página onde se apresentam o perfil das cows. Será que a proposta era esse nível de interatividade com o público? Talvez eu venha conhecer a resposta um dia, mas, por enquanto, continuo indignada com a falta de respeito em relação à criação artística.
Mas outra curiosidade foi satisfeita por acaso, por um skatista que estava ali se divertindo com seu filhinho e começou a ler um texto que está sobre o que me parecia uma “tábua” sobre a vaca. Então, ele me explicou que aquela prancha sobre a vaca é um apetrecho para uma determinada manobra do skate.
Eu, como sou baixinha, jamais imaginaria a existência do texto, pois está fora do alcance das vistas da maior parte da população brasileira!

O texto diz o seguinte: “O desafio de fazer uma vaca se encaixar no contexto urbano é muito difícil. Em meio a tanta confusão, demarcações de território e informações espalhadas por toda parte, uma vaca estaria completamente deslocada. Pensando nisso, a Vaca 43 foi adaptada para cidade, de forma que respire um pouco junto à arquitetura e faça parte das áreas de intervenção urbanas, tanto para artistas quanto para skatistas. Junto a uma rampa de apoio, a vaca se transforma em um local para prática do skateboarding e sua pintura remete às pinturas naturais de nossa cidade, que estamos acostumados a ver todos os dias nas ruas. Skate, arte e intervenções urbanas, temas escolhidos para a Vaca 43 da DC Shoes.”
Aliás, diga-se de passagem que esta cow é extremamente carismática. É impossível imaginar o quanto a criançada, especialmente os pequenininhos, são atraídos por ela.
Obviamente, seu patrocinador é DC Shoes.
Vaca 43 foi criada por Ken Block.
CowParade é o maior e mais bem sucedido evento de arte pública no mundo.

As esculturas de vacas em fibra de vidro são decoradas por artistas locais e distribuídas pelas cidades, em locais públicos como estações de metrô, avenidas e parques. Após a exposição, as vacas são leiloadas e o dinheiro é entregue para instituições beneficentes.

Sobre a cow parade: http://www.cowparade.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário