quarta-feira, 17 de março de 2010

Cow Parade 2010 - QR Cowde - Vaca interativa (07)

Esta é a cow que eu não conseguia compreender a partir de seu nome, muito menos perceber associação entre o nome e a figura que se me apresentou.
Após tê-la fotografado, fiquei buscando entendimento das letras “QR” , mas nada me vinha à cabeça. Daí, perguntei ao Tio Google e descobri: QR Code é um Código de barras em duas dimensões. As letras Q e R significam “quick response”, ou seja, resposta rápida – código de leitura rápida.









(da fonte: http://gattune.blog.br/entenda-o-qr-code-o-conteudo-escondido-em-barras-2d/)
 O QR Code não é algo novo, a “coisa” já existe desde 1994, mas só agora vem ganhando as atenções de grandes empresas e, essencialmente, do público web. QR Code, ou Código de Barras em 2D, é uma matriz ou código de barras bi-dimensional, criado pela empresa Japonesa Denso-Wave.
Trata-se de um código de barras em 2D que ao ser interpretado oferece um conteúdo rico em informações. Sua capacidade de “guardar” dados está muito além do código de barras que usualmente você vê em supermercados. Como na imagem da cow, que possui dados codificados em barras em 2D.
Nas lojas e supermercados, um código de barras é interpretado por uma máquina do estabelecimento. A utilidade do QR Code está além das máquinas desses estabelecimentos. Em um QR Code, por exemplo, pode conter um endereço de internet, um texto ou mesmo um número de telefone.
A grande vantagem do sistema é que qualquer usuário pode, facilmente, através de um celular com suporte a um interpretador, obter o conteúdo contido no QR Code.
O interessante é que você pode utilizar o QR Code como forma de expressão de uma campanha publicitária, preços e informação de produtos para sua loja, apresentação pessoal no seu blog e site ou mesmo como brincadeira.
 você pode esconder um texto de carinho e enviar como uma mensagem-nerd para amigos e família;
 modelar uma etiqueta e prender ao seu animal de estimação com informação de nome, telefone e outros dados;
 informações gravadas em um chaveiro ou carteira que ofereça dados da saúde de alguém: alergias e outros, que em caso de emergência, possam ser usadas por médicos;
 CDs, DVDs e outros produtos podem oferecer informações e links que levam a dados, histórias e vídeos;
 bebidas e produtos podem oferecer informações detalhadas de data da sua produção e outros;
No caso desta cow, criada por Daniel Siarkovski e Rafael Grostein, consegui encontrar informações sobre sua proposta no endereço: http://vimeo.com/8808212 .
Ali há um vídeo que traz as seguintes informações:









Trazendo arte para as ruas, o evento busca a interação escultura/cidadão e porque não, desta vez, utilizar a tecnologia para isso?
QR-Cowde@vaca interativa – a primeira vaca conectada às redes sociais.
A receita:
INGREDIENTES:
vaca cheia de códigos
celular com internet
cidadão passando na rua
twitter
criatividade e vontade de interagir a gosto.









MODO DE PREPARO:
Abra o aplicativo leitor de QR-Code.
Se não tiver um, é fácil. Envie um SMN com a palavra “vaca” para o número 30120.
Com o aplicativo aberto, mire um dos códigos. Aperte OK ou prosseguir.
Pronto! Você será direcionado a um site onde, a cada semana, assuntos referentes à cidade de São Paulo estarão em discussão.
RENDIMENTO:
Ilimitado :)
Sua opinião vai direto das ruas para o twitter da vaca, onde seus seguidores, em tempo real, poderão acompanhar e também opinar.








MODO DE SERVIR:
Participando! Siga: twitter.com/vacainterativa.
São Paulo quer te ouvir. Afinal, esta é uma cidade feita por você morador, paulistano ou não.
Encontrei esta super tecnológica cow na Alameda dos Maracatins 1818, num Posto Ipiranga, seu patrocinador.
CowParade é o maior e mais bem sucedido evento de arte pública no mundo.

As esculturas de vacas em fibra de vidro são decoradas por artistas locais e distribuídas pelas cidades, em locais públicos como estações de metrô, avenidas e parques. Após a exposição, as vacas são leiloadas e o dinheiro é entregue para instituições beneficentes.

Sobre a cow parade: http://www.cowparade.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário